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Projeto - Nossos Saberes e Sabores

PROJETO - NOSSOS SABERES E SABORES - 5º ANO

A alimentação tem um contexto muito amplo, em nosso cotidiano, em nossa vida e no processo histórico, no qual tornamos parte.

            Alimentação é o primeiro degrau constitutivo da dignidade humana. Direito elementar e sagrado. Sem comer adequadamente, nenhuma pessoa é capaz de produzir, de sonhar direitos mais elevados, de se desenvolver. Sem alimentar seu povo, nenhuma nação se põe de pé.

            A cultura de um povo pode ser entendida com sua identidade coletiva. Ela se traduz na forma como as pessoas vivem, interagem e entendem a vida: no jeito de vestir, escrever, falar, dançar, na maneira de criar os filhos e também na forma de se alimentar.

            Nossa alimentação (o que, e quando comemos, como preparamos, quem prepara?...) é uma manifestação importante da nossa cultura.

            Em nosso país, os hábitos alimentares são muito diferentes em cada região nas áreas urbanas, rurais, nas grandes e pequenas cidades.

            Tão importante quanto incentivar nossos alunos, mediante a leitura e reflexão com o livro  História de dar água na boca, é fazê-los conhecer os hábitos e costumes alimentares de cada região brasileira e valorizar a identidade nacional que tem como marca registrada da mistura de diversas etnias e culturas, cada uma delas trazendo sua contribuição: índios, africanos, asiáticos e europeus.

            Mas a cultura de um povo nunca está finalizada. Ao contrário, está sempre se modificando como fruto da integração entre história, raízes e aquisição de novos hábitos, costumes e ideias. Por isso faremos uma “Mostra literária e cultural”, para culminar o projeto de estudo que tem como tema:  NOSSOS SABERES E SABORES.

O QUE QUEREMOS?

  • Reconhecer e valorizar a função social da leitura, desenvolvendo e incentivando leitura extraclasse, a capacidade de escrita e a oralidade através da cultura popular brasileira , utilizando os gêneros estudados nessa unidade( Poemas, contos, receitas, ...).
  • Estimular a capacidade investigativa.

  • Valorizar a convivência em grupo e os hábitos saudáveis para manutenção da saúde.

  • Proporcionar ações efetivos de preservação e conservação do meio ambiente, como alternativa para nossa própria sobrevivência.

  • Combater o desperdício e, também a obesidade, estando atentos a produção de menos resíduos e as forma de alimentação.

  • Conhecer os riscos da má alimentação, do sedentarismo, os problemas causados pela fome e má distribuição de renda.

O QUE FAREMOS?

  • Reflexões de filmes, documentários alusivos ao tema, e3m como canções e textos dos mesmos gêneros. (Receitas, poesias, contos...)
  • Aulas expositivas com informações obtidas através de livros didáticos, pesquisas, utilização da internet, artigos, poemas, receitas, contos, jornais e revistas.

  • Aula de campo (visitação a um ambiente de produção alimentícia)

  • Construção de um livro de receita dos saberes e sabores dos alunos de cada turma.

  • Visitação às instalações do Colégio São José: (cozinha, refeitórios, cantina, padaria)

  • Reescrita e reconto de fábulas e poemas.

  • Culminância de numa Mostra cultural (Recital com declamações, arte cênica, dança, conto, degustação de pratos elaborados com receitas das 5 regiões brasileiras e suas origens.)

Qual período de realização do projeto?

  • Meses de: Junho, Julho, Agosto e Setembro de 2018.
  • Quais são os critérios avaliativos?

 

VALOR TOTAL DO TRABALHO

2,0

  • comportamento

0,4 (Nota individual)

  • Organização

0.3

  • Criatividade

0,3

  • Apresentação

0,5

  • Conteúdo

0,5 (individual)

QUAIS SÃO AS ORIENTAÇÕES E ESCLARECIMENTOS?

  • O trabalho será interdisciplinar, valendo 2,0 pontos para a 2ª parcial da 2ª Unidade, dirigidos para as disciplinas: Língua Portuguesa, História, Matemática, Ciências, Geografia e Inglês.
  • Cada aluno(a) ficará responsável em buscar sua receita predileta e de trazer um conto referente a mesma (anexando nele sua relação e preferência, indicando quem prepara etc.)

  • Haverá uma mostra cultural de Nossos Saberes e Sabores (A professora avisará aos pais e responsáveis para comparecerem se puderem (Previsão para o final de Agosto).

  • Cada turma, do 5º ano, deverá ser dividida em equipes, pela sua professora regente, onde em classe receberão as orientações e solicitações com base no tema, na forma e realizações das tarefas que serão apresentadas na culminância do projeto (Mostra cultural).

  • Trabalharemos  com fábula, contos, poemas, declamação, dança, receitas pessoais e das regiões brasileiras, músicas, exposição, teatro e degustação.

OBS.: Lembramos que a participação, assiduidade, criatividade, organização e domínio do assunto são pré-requisitos indispensáveis no processo avaliativo.

 

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