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Projeto - Centenário de Nelson Mandela

Projeto Centenário de Nelson Mandela-2018

1º Ano do Ensino Médio
Colégio São José
Professor Lázaro Gomes

Justificativa

  • Nelson Mandela nasceu em Mvezo, África do Sul, no dia 18 de julho de 1918. Nelson Rolihlahla Mandela faleceu em Joanesburgo, África do Sul, no dia 5 de dezembro de 2013.
  • Casou-se duas vezes e teve quatro filhos do primeiro casamento.
  • Nascido em uma família de nobreza tribal, da etnia Xhosa, recebeu o nome de Rolihiahia Dalibhunga Mandela.
  • Em 1925 ingressou na escola primária, onde recebeu da professora o nome de Nelson, em homenagem ao Almirante Horatio Nelson, seguindo um costume de dar nomes ingleses a todas as crianças que frequentavam a escola.
  • Em 1939, Mandela ingressou no curso de Direito, na “Universidade de Fort Hare”, a primeira a ministrar cursos para negros.
  • Em 1943, concluiu o bacharelado em Artes pela Universidade da África do Sul.
  • Liderou o Congresso Nacional Africano (CNA). Em 1944, junto com Walter Sisulo e Oliver Tambo, fundou a Liga Jovem do CNA.
  • Preso em 1962, foi condenado em 1964 à prisão perpétua. Na década de 80, intensificou-se a condenação internacional ao apartheid que culminou com um plebiscito que terminou com a aprovação do fim do regime.
  • Em 11 de fevereiro de 1990 Mandela foi libertado. Em 1993, Nelson Mandela e o presidente Frederick De Klerk, assinaram uma nova Constituição sul-africana, colocando um ponto final em mais de 300 anos de dominação política da minoria branca. Foi o fim oficial do Apartheid, e preparação para um regime de democracia multirracial.
  • Em 1993 Mandela recebeu o Prêmio Nobel da Paz, dividido com o presidente, que junto com Mandela procurava um caminho para o fim da segregação.
  • Em abril de 1994, houve eleições na África do Sul, quando Mandela foi eleito presidente da República e De Klerk, vice-presidente. Governou até 1999. Foi premiado pela Anistia Internacional, em 2006, pela sua luta em favor dos direitos humanos.

 

O Projeto se propõe a:

  • Cumprir a Lei 11.645 de 10/03/2008 que altera a lei 9.394 de 20/12/1996. A lei em vigor torna obrigatório em todo ensino básico público e particular o estudo da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”.
  • Desenvolver no adolescente a prática da pesquisa de aspectos sócio-políticos, religiosos e culturais brasileiros contidos na temática da biografia de Nelson Mandela.
  • Desenvolver o espírito de solidariedade, cooperação e amizade, eficiente maneira de construir a paz no mundo e no inter-relacionamento.
  • Reconciliar o aluno com os processos didáticos e metodológicos de ensino aprendizagem, criando maior interesse e satisfação pelo estudo.
  • Desenvolver psicomotricidade, criatividade e produção artística.
  • Conhecer a Cultura africana.
  • Valorizar o trabalho em equipe.

 

O que e como faremos:


Cada turma escreverá um roteiro com duração de 20 minutos, onde estejam contempladas as modalidades artísticas: dança, música (instrumental e/ou canto), teatro e/ou Literatura.
Os elementos cênicos tais como figurino, cenário, adereços devem considerar os princípios éticos, morais e religiosos propostos pelo Colégio São José. O figurino pode ser criado pelos próprios alunos.
Através de sorteio, cada turma receberá um tema alusivo à Biografia do líder Nelson Mandela, a saber:

1 – Infância e pré-adolescência. Considerando as músicas:
Nkosi Sikelel’l Afrika – Djavan
Imagine – John Lenon
2 – Adolescência e juventude. Considerando as músicas:
O Rappa – A paz que eu não quero.
Black and White -Michael Jackson
3 – Adulto até a morte. Considerando as músicas:
Volte para o seu lar – Marisa Monte
Sorry Justin Bieber

Divisão da turma em quatro equipes com suas atribuições, a saber:

  • Equipe Cênica (Deve fazer uma apresentação de 20 minutos contendo Dança, Teatro e/ou Literatura e Música).
  • Equipe Cenográfica (Deve criar um Cenário baseado na temática do Projeto. Deve se responsabilizar pelos adereços, elementos cênicos, apoio de palco e pesquisas e sugestões de figurino) (5)
  • Equipe Roteiristas (Deve criar um Roteiro detalhado de fala, marcas, luz e sonoplastia com duração de 20 minutos e criar textos). (4)
  • Equipe de Produção (Deve se responsabilizar pelos aspectos financeiros de compras, confecção de 120 lembrancinhas (obrigatoriamente feitas com materiais recicláveis: vidro, papelão, isopor, metal e etc.), elaboração de material gráfico de divulgação e folder). (6)

Critérios avaliativos e pontuação:

AVP1
Roteiro – 0,5
Cenário – 0,5
Figurino – 0,5
Produção – 0,5

AVP2
Apresentação -1,5
Relatório - 0,5

DESEMPENHO - 1,0

Considerando critérios tais como assiduidade, pontualidade, organização, participação, inter-relacionamento, disciplina e foco.

Considerações:

  • Não haverá orientação para que as turmas façam ensaios no turno oposto nas instalações do Colégio, exceto com acompanhamento de um professor ou professora, ou coordenação. Caso aconteça o aluno deve estar devidamente fardado, (podendo ser o uniforme de Educação Física).
  • Ficam desaconselhados os alunos, de circularem pelos corredores da escola em horários de aula para tratar de assuntos concernentes ao Projeto.
  • Cada aluno contribuirá com o valor de R$ 10,00 para gastos gerais e coletivos do Projeto. Nestes gastos não contam despesas individuais e figurino.
  • Algumas disciplinas participarão do Projeto de forma interdisciplinar e suas avaliações serão definidas diretamente com as turmas, considerando conteúdos e situações particulares.
  • A previsão da apresentação será: 09/08/2018 às 19h:00min para a família e comunidade escolar.

Referência bibliográfica (Texto de apresentação): https://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_da_Consci%C3%AAncia_Negra

 

Confira as fotos do Projeto